

Eliana é filha de José Bezerra com Eva Michaelichen. Seu pai, é natural de Solonópole, município do Ceará e mudou-se para São Paulo, onde conheceu sua esposa e mãe de Eliana, Dona Eva, que tem origens russa e ucraniana. Eva é natural da cidade de Irati, no interior do estado do Paraná. Os pais de Eliana se conheceram em uma casa de família, onde os dois trabalhavam. Sua mãe era diarista e seu pai era mordomo. Após se casarem, o casal teve a primeira filha, Helena, irmã mas velha de Eliana. Na época em que Helena nasceu, seu José já trabalhava como zelador de um prédio residencial localizado no Jardim Paulista, na capital paulista, e dona Eva trabalhava como arrumadeira dos apartamentos do prédio; No dia 22 de novembro de 1973 ás 06h e 10min, nasceu a segunda filha do casal, Eliana Michaelichen Bezerra. Eliana estudou no colégio Vila-Lobos no Ibirapuera, sempre participava dos eventos do colégio. Participou de seu primeiro baile carnavalesco aos nove anos, na cidade de Curitiba. Eliana sempre se emociona ao relembrar de momentos marcantes de sua infância humilde, o fato que mais marcou, é quando um morador do prédio disse que não queria que a "filha do zelador" (se referindo a Eliana, quando criança) ficasse na casa dele com sua filha.
Biografia
Carreira
Aos dez anos de idade, depois de tanto insistir, sua mãe resolveu atender ao pedido da filha e a matriculou em uma agência de modelos, Joyce Manequim. Onde sua primeira aparição na televisão foi em uma campanha publicitária da Valisere "Meu Primeiro Sutiã". Eliana aparecia como figurante. Em 1986, aos 13 anos de idade, depois de participar de um teste, foi escolhida para integrar o grupo musical A Patotinha, onde ficou quatro anos e fez muito sucesso com a canção "Baile dos Passarinhos" que posteriormente foi regravada pelo grupo infantil Balão Mágico.Em 1990, aos 17 anos de idade, foi convidada por Gugu Liberato para integrar o grupo Banana Split, grande sucesso da época. Por de ter apenas 1,62 de altura, sendo a integrante mais baixa, Eliana se destacava nos programas em que participava, inclusive no quadro "Qual É A Música? do Programa Silvio Santos.
Entre 1990 e 1980, Silvio Santos ao avaliar o seu talento, a convidou em pleno o quadro Qual É A Música? para fazer um teste de apresentadora. Em 1991, após o convite, pouco tempo depois, apareceu com apenas 18 anos apresentando o seu primeiro programa na televisão Festolândia, que durou apenas 3 meses. Segundo Eliana, após o cancelamento de seu programa, que tinha um custo muito elevado para emissora, a loira conta que pediu aos prantos para Silvio Santos dar outra chance para ela. De tanto insitir, Silvio pediu para direção artística do SBT dar um outro trabalho pra ela, mas não tão grande quanto era o programa anterior. Foi ai que Eliana foi escalada para apresentar o Sessão Desenho. O programa tinha apenas 20 minutos, mas foi o suficiente para Eliana se destacar e conquistar seu público. Por conta do programa ser de baixo orçamento, Eliana contava apenas com um cenário simples, onde ela mesmo trazia de sua casa os papéis de parede do fundo. Para se destacar no programa, Eliana passou a usar sua criatividade, até que surgiu a idéia de inventar uma música que pudesse dançar com as mãos. Foi ai que surgiu a canção Os Dedinhos, que virou febre na época. Na época, Eliana cursava Psicologia na FMU, ela trancou o curso para seguir carreira artística.Em 1993, o diretor Nilton Travesso, recém chegado no SBT, assume a teledramaturgia no canal, e apresenta um novo projeto infantil para a direção da emissora, e assim nasce oBom Dia & Cia, onde Eliana é a primeira apresentadora do programa. Com o grande sucesso do programa, a loira ganhou um programa com seu nome, o programa Eliana & Cia. Em 1996, após a saída da Angélica do SBT, Eliana assume o comando do programa TV Animal, mas não houve uma boa aceitação do público, ficou no comando do programa até1997.